CASAS COM PINTA
CASAS COM PINTA - JOANA NEVES BY "A CASA DA MÃE JOANA"
O mote das nossas entrevistas é sempre a palavra CASA.
E é surpreendente, ler e ouvir, a forma como cada uma das nossas convidadas descreve. Seja na definição da palavra, seja na sua própria essência.
"Inspiração de casa de verdade" J: Uma Casa de Verdade é uma casa que transparece aqueles que nela moram. Ter a assinatura, a história de vida imprimida em todos os cantos e pormenores da casa. Hoje, vêem-se muitas casas iguais, sem alma e personalidade, que tanto podiam ser minhas como de outra pessoa.
É importante para mim, que não haja dúvidas sobre a "personalidade da Casa", que no fundo é a nossa enquanto indíviduo, mas também enquanto família.
A Joana tem 40 anos e apresenta-se como uma portuguesa de alma brasileira! Viveu no Brasil durante 3 anos e entre muitas idas e vindas, considera que foi um dos períodos mais marcantes.
E um reflexo de muito daquilo que é hoje, tanto nas suas escolhas estéticas como na sua personalidade e forma de estar na vida e da sua CASA.
É Educadora Social de formação, Master Business em Gestão Hoteleira e agora decidiu ir aprender mais sobre o Design de Interiores. O seu último projeto foi a "Casa da Prensa" (espaço de eventos e coworkrural) que descreve ter sido "um projeto super giro e dinâmico que com a pandemia ficou parado e me trouxe até à "Casa da Mãe Joana". "Gostos a nível de decoração" J: Sou uma apaixonada pela arquitetura brasileira, e por isso escolhi fazer o meu curso de design de interiores numa Escola de São Paulo, porque quero beber dessa influência!
Gosto muito pela abertura dos espaços, contato com o exterior , muita vegetação dentro de casa, que nos traz uma sensação de maior luminosidade e sensação de exterior aos espaços interiores.
E claro toda a tropicalidade que há no atual design brasileiro!
Como o nosso clima não permite toda esta abertura, aprecio também a luminosidade e simplicidade que a decoração nórdica traz aos espaços.
Em relação aos materiais, gosto muito de madeira, traz calor e conforto a todos os espaços e é um material que só por si, torna um ambiente mais bonito. E, no geral, gosto de todos os materias naturais. Aprecio muito o trabalho de artistas que reciclam materiais e dão nova vida ao velho, como é o caso da MUSGO. Adoro cores e padrões, mas tudo com sobriedade, de preferência em tons mais pastel e pouco garridos. Na inspiração pela cor, identifico-me muito também com o design marroquino que espero trazer até nossa casa através do jardim, com cores terrosas e vibrantes! Neste momento as minhas cores preferidas são o rosa velho e o terracota